sábado, 21 de agosto de 2010

As cidades mais visitadas do Ceará


Vamos Começar com cidade de Fortaleza 
Capital do Ceará

 Fortaleza tem um povo alegre, livre e descontraído. Uma cidade tropical onde os dias e as noites são sempre muito animados.
No corredor da Praia do Futuro, as barracas atraem de dia milhares de pessoas com muito peixe, caranguejo, mariscos, tudo regado a bebida típica local - a caipirinha - ou a uma cerveja "bem suada"; claro que não pode faltar a delícia da água-de-coco servida gelada no próprio coco-verde.
À noite, é na 5ª feira que todas estas barracas apresentam música de forró ao vivo, enquanto é servido o tradicional caranguejo, que é degustado quebrando-se a carapaça numa atividade quase ritual muito divertida.
Fortaleza tem uma grande fraqueza, uma fraqueza que a fortifica ainda mais: adora receber visitas. E é do tipo que vai logo mostrado a sala, a cozinha, o quintal. Manda sentar, tirar os sapatos, ficar à vontade, que ela já vem servir um um suco de graviola, uma cachaça com caju, uma lagosta fresquinha, tradiza agorinha do mar pelos jangadeiros. A algazarra lá fora? São seus filhos encenando o Bumba Meu-Boi, dançando a Caninha Verde, curtindo um forró.
As pessoas desfilam felizes nas passarelas arenosas do Meirelles, do Futuro e do Mucuripe. É a herança de Iracema, a virgem dos lábios de mel, ilustre escritor conterrânio José de Alencar, é perpetuada como estátua no cais do porto.

Nas outras noites da semana, a cidade inteira é animada pela música e pela dança regional e popular. São as bandas de forró, os pagodeiros, os sanfoneiros, os cantadores e os repentistas que se revezam por toda a noite fazendo a festa nas casas noturnas, clubes e parques de vaquejadas.
Portão de acesso internacional do Ceará, Fortaleza também é ponto de partida ideal para conhecer um destino turístico rico e diversificado em meio à natureza, à cultura, à riqueza dos ecossistemas do litoral das serras e do sertão.
Está ligada diretamente às Américas do Norte e do Sul, e também à Europa (Itália e Portugal), através do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Fortaleza é feita para você sentir emoção a todo momento. Nas praias; nas compras; no artesanato; na culinária; na cultura e nas festas.
PRAIA DO FUTURO


A Praia do Futuro é a preferida de fortalezenses e turistas para banhos e mergulhos. A Praia do Futuro, um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes (boas para surf e windsurf, mas requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças).
Além das praias, outra atração da Praia do Futuro são as barracas de praia; embora existam também barracas de praia no Meireles e em Mucuripe, elas não se comparam em tamanho e infraestrutura às barracas da Praia do Futuro.
As maiores barracas da Praia do Futuro contam não apenas com centenas de mesas (algumas sobre a areia da praia, outras dentro das barracas), mas com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.

Alerta. Fora da área de praias e barracas, a Praia do Futuro não tem a mesma movimentação que as outras praias de Fortaleza, e por isso são menos seguras.
Por isso, recomenda-se a utilização de táxis (evite os ônibus) para chegar às barracas e retornar aos hotéis, especialmente à noite.
O isolamento da Praia do Futuro é causado pela alta salinidade do mar nessa área. Os ventos trazem a maresia para o continente, provocando grande corrosão de partes metálicas de edifícios, equipamentos eletrônicos, etc. Isso, por um lado, afastou as construtoras da Praia do Futuro, e por outro lado obrigou as barracas a fazeremm altos investimentos para atrair clientes.
BEIRA MAR
    
Na Avenida Beira-mar, quiosques e barracas oferecem opções para quem quiser uma bebida gelada ou provar os frutos do mar da região. Na feira de artesanato, inúmeras barracas oferecem desde trabalhos em renda e couro até bijuterias e comidas típicas. Das praias urbanas de Fortaleza, a do Futuro é uma das mais freqüentadas com a peculiaridade de oferecer serviços nas barracas ao longo da orla, cada uma com seu estilo musical e decoração própria. O pór-do-sol na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, na Praia de Iracema, é um programa obrigatório para quem visita a cidade. A nova estátua de Iracema faz alusão à lenda da índia de mesmo nome, retratada no romance do escritor José de Alencar. A praia de Mucuripe abriga o Museu do Farol. Inaugurado em 1846, o farol funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957. Fonte: SETUR - CE

 MERCADO CENTRAL
 

 O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializados em produtos artesanais. É gerido pela ALMEC, mas é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza e está localizado no Centro da cidade ao lado da Catedral de Fortaleza e da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção tendo sido construido ao lado da margem esquerda do Riacho Pajeú.

TCM - Aguarde as proximas publicações.